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Venda de caf? em c?psula cresce 52,4% no Brasil
1 de setembro de 2020

Estudo constata aumento do consumo do produto em 2014, em rela??o ao ano anterior

O volume de vendas de caf? em c?psulas no Brasil cresceu 52,4% em 2014, em rela??o a 2013, chegando a 660 toneladas. ? o que aponta estudo elaborado pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) em parceria com a Embrapa Caf? (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecu?ria). O aumento, segundo a pesquisa, foi impulsionado pela entrada de pequenas marcas nesse nicho de mercado.
O Relat?rio Internacional de Tend?ncias do Caf? do Centro de Intelig?ncia em Mercados da UFLA, divulgado no ?ltimo dia 12, informa que pequenos produtores puderam entrar nesse mercado recentemente, ap?s expiradas as patentes de grandes marcas produtoras de c?psulas. Essas empresas t?m a vantagem de comercializar o produto mais barato e adapt?vel a m?quinas de diferentes marcas.
Atualmente h? mais de 70 empresas no Brasil atuando nesse segmento com seus pr?prios produtos. Em 2014, eram apenas oito.
?As c?psulas s?o uma op??o interessante para as empresas menores, uma vez que t?m maior valor agregado e atendem de forma satisfat?ria aos consumidores, que se interessam cada vez mais por um caf? de alta qualidade e que permita a eles passar por uma experi?ncia semelhante ao consumo em uma cafeteria, por?m no conforto do lar e no momento em que acharem conveniente?, aponta o estudo.
A Associa??o Brasileira da Ind?stria do Caf? (Abic) indica que o setor de c?psulas continuar? crescendo nos pr?ximos anos. At? 2019, conforme a entidade, esse mercado dever? aumentar tr?s vezes de tamanho no Brasil. Al?m das c?psulas, os caf?s especiais tamb?m ganhar?o espa?o. A associa??o estima que a maioria das vendas entre 2015 e 2019 ainda ser? do produto em gr?os e mo?do, mas com maior destaque para os gourmetizados e aos especiais.
O estudo tamb?m indica uma tend?ncia de mercado para o chamado ?caf? funcional?, que recebe ingredientes saud?veis na composi??o. Na Espanha, uma multinacional do ramo acrescentou ? bebida magn?sio, subst?ncia que pode reduzir o cansa?o e a fadiga. O produto foi desenvolvido para consumidores acima de 40 anos e pode ajudar na sa?de ?ssea e no metabolismo. De acordo com a marca, uma x?cara desse caf? cont?m 15% do valor de refer?ncia di?ria de magn?sio que o corpo necessita.
Oportunidades
Maior produtor e exportador de caf? do mundo, o Brasil poder? se beneficiar do crescente consumo do gr?o em pa?ses como R?ssia, China e Coreia do Sul, afirma o relat?rio. Esses locais s?o tradicionalmente grandes consumidores de outros tipos de bebidas quentes, como o ch?. No entanto, a demanda por caf? tem aumentado entre 4 e 5% ao ano nesses mercados.
De acordo com a Organiza??o Internacional do Caf?, o consumo mundial ? de 150 milh?es de sacas ao ano. Devido ao aumento na demanda, estima-se que essa quantidade cres?a em torno de 17%, chegando a 175 milh?es em 2025.
Em 2015, a safra de caf? no Brasil atingiu 43,2 milh?es de sacas e bateu recorde em volume embarcado, com 2,09 milh?es de toneladas. O caf? brasileiro responde por 30% de toda a produ??o mundial e tem potencial em ampliar ainda mais seu mercado da esp?cie conilon, informa o estudo.
?No Brasil, o cen?rio ? favor?vel para o mercado de conilon. Os pre?os no mercado interno apresentaram boa eleva??o ao longo do ano e a desvaloriza??o do real em rela??o ao d?lar tornou o produto brasileiro mais atrativo para os pa?ses importadores. Com isso, as exporta??es do conilon tamb?m est?o em alta?, apontam os pesquisadores.

Fonte: Minist?rio da Agricultura, Pecu?ria e Abastecimento

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