Venda de org?nicos cresce 20% ao ano e gera oportunidades
1 de setembro de 2020
Em um momento em que a economia brasileira patina em ?ndices baixos de crescimento, o mercado de produtos org?nicos tem apresentado desempenho extraordin?rio. A m?dia ? de 20% ao ano, segundo a coordenadora do Centro de Intelig?ncia em Org?nicos (CI Org?nicos), Sylvia Wachsner. A expectativa ?, neste ano, movimentar R$ 2 bilh?es, estima Ming Liu, coordenador executivo da Organics Brasil, entidade de promo??o interna e externa de itens org?nicos. As oportunidades no setor, portanto, s?o muitas.
O Brasil se destaca principalmente na produ??o de vegetais, legumes e frutas, tanto para dentro do pa?s quanto para fora. Contudo, h?, segundo Liu, defici?ncias no fornecimento de produtos na cadeia animal, como latic?nios, carnes e ovos. O segmento inclui ainda p?es, bolos, geleias, sucos e mel.
O que est? por tr?s do crescimento de dois d?gitos na venda dos org?nicos ? uma nova atitude dos consumidores. ?Eles est?o mais interessados em adquirir produtos saud?veis, sem agrot?xicos e qu?micos, e que, ao serem produzidos, afetem menos o meio ambiente?, diz Sylvia. O crescimento da renda dos brasileiros influenciou, mas isso se refletiu tamb?m no setor de alimentos industrializados e n?o org?nicos.
Para dar uma ideia de quanto as vendas ainda podem crescer, Sylvia ressalta: ?Segundo uma pesquisa recente, menos de 5% da popula??o sabe o que s?o alimentos org?nicos e quais seus benef?cios?. At? por isso, o Minist?rio do Desenvolvimento Agr?rio, com a campanha "Brasil org?nico e sustent?vel", planeja quiosques em cidades da Copa do Mundo para apresentar ao consumidor uma s?rie de produtos. A a??o deve se estender at? as Olimp?adas de 2016.
O mercado ? composto por pequenos produtores, com ?reas entre 1 e 10 hectares. Dados do Minist?rio da Agricultura mostram que 42% deles est?o localizados no Norte e no Nordeste. No entanto, as oportunidades est?o por todo o pa?s, pois, como ressalta Liu, o que atrai nos org?nicos ? a diversidade: ?N?o h? homogeneiza??o. Existem seis biomas diferentes no Brasil, com hist?rias diversas, e isso ? um grande chamariz?.
Fonte: Campo Vivo
O Brasil se destaca principalmente na produ??o de vegetais, legumes e frutas, tanto para dentro do pa?s quanto para fora. Contudo, h?, segundo Liu, defici?ncias no fornecimento de produtos na cadeia animal, como latic?nios, carnes e ovos. O segmento inclui ainda p?es, bolos, geleias, sucos e mel.
O que est? por tr?s do crescimento de dois d?gitos na venda dos org?nicos ? uma nova atitude dos consumidores. ?Eles est?o mais interessados em adquirir produtos saud?veis, sem agrot?xicos e qu?micos, e que, ao serem produzidos, afetem menos o meio ambiente?, diz Sylvia. O crescimento da renda dos brasileiros influenciou, mas isso se refletiu tamb?m no setor de alimentos industrializados e n?o org?nicos.
Para dar uma ideia de quanto as vendas ainda podem crescer, Sylvia ressalta: ?Segundo uma pesquisa recente, menos de 5% da popula??o sabe o que s?o alimentos org?nicos e quais seus benef?cios?. At? por isso, o Minist?rio do Desenvolvimento Agr?rio, com a campanha "Brasil org?nico e sustent?vel", planeja quiosques em cidades da Copa do Mundo para apresentar ao consumidor uma s?rie de produtos. A a??o deve se estender at? as Olimp?adas de 2016.
O mercado ? composto por pequenos produtores, com ?reas entre 1 e 10 hectares. Dados do Minist?rio da Agricultura mostram que 42% deles est?o localizados no Norte e no Nordeste. No entanto, as oportunidades est?o por todo o pa?s, pois, como ressalta Liu, o que atrai nos org?nicos ? a diversidade: ?N?o h? homogeneiza??o. Existem seis biomas diferentes no Brasil, com hist?rias diversas, e isso ? um grande chamariz?.
Fonte: Campo Vivo