O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural oferta, desde 2014, o Programa CNA Jovem – Jovens líderes do Agro, voltado para o desenvolvimento de novas lideranças do setor agropecuário.
O CNA Jovem, voltado para jovens entre 22 e 30 anos, é hoje um dos maiores programas de desenvolvimento de lideranças do setor agropecuário existentes no Brasil. Ao longo dos últimos anos, a iniciativa que começou apenas com uma etapa nacional, ampliou-se, e hoje é um programa bem estruturado com visibilidade e alcance em todo o país.
As competências de liderança
Estas são as competências que interessam ao CNA Jovem:
Visão estratégica: A capacidade que o líder tem de enxergar longe, perceber desafios complexos, e planejar a sua superação, em especial quando exigem semanas, meses ou anos para serem vencidos.
Controle emocional: A capacidade de regular as emoções e reagir de modo sensato e flexível às situações conflituosas ou constrangedoras.
Facilidade de comunicação: A capacidade de dialogar naturalmente com os diversos personagens que compõem as redes de liderança (beneficiários, seguidores, apoiadores, a sociedade em geral, e até adversários).
Construção de compromissos: A capacidade de coordenar ações com base na confiança e clareza das expectativas.
Negociação: A capacidade encontrar soluções mutuamente aceitáveis para divergências que envolvem duas ou mais pessoas.
Argumentação: A capacidade de desenvolver e apresentar argumentos que reforcem os seus pontos de vista.
Resiliência: A capacidade de se adaptar e se reequilibrar em tempos de mudanças, desafios, desapontamentos e fracassos.
Sabemos que, num primeiro momento, dificilmente os jovens terão todas essas competências bem desenvolvidas, e para isso o CNA Jovem foi criado.
CNA JOVEM
18 de novembro de 2019